top of page

Exercite a sua voz e o corpo

A prática de exercício físico traz-nos mais consciência corporal, faz-nos sentir melhor e de bom humor, elimina toxinas, e liberta-nos do ‘stress’ do dia a dia, melhora o sono, entre muitas outras vantagens, mas para além do mais, dá-nos mais tónus e estamina ao aparelho vocal, sobretudo quando fazemos o exercício físico em simultâneo com o vocal.​

Na minha visão a prática de exercício físico não implica propriamente o tradicional cardiocrónico, mas sim a diversidade, gosto e divertimento ao fazê-lo. No meu caso, eu não sou grande adepto do ginásio, reconheço as vantagens em termos práticos e sobretudo no inverno. Gosto muito da prática ao ar livre, do contacto com a natureza e dos obstáculos que naturalmente surgem, quer no campo, quer no mar. Existem uma série de desportos que podem ser praticados se não gostarmos de rotinas, quer em grupo ou individualmente.


Creio que é impossível não haver um desporto de que não goste com tanta variedade de oferta, portanto, não servirá de desculpa para ficar no sofá…


Uma questão muito frequente é" Não tenho tempo”… Concordo que a gestão do tempo e do ritmo que vivemos hoje em dia é extremamente acelerado, mas existem exercícios simples que nos podem melhorar em muito a nossa condição física. Note quantas horas está sentado ao longo do dia, e se faz pausas ou altera a sua posição, durante essas horas, quantas vezes se levanta ou fica de pé, se estiver só a fazer consulta no seu computador, ponha-se de pé na secretária e eleve a altura do seu monitor. Uma pequena caminhada a seguir às refeições nem que seja de 5 minutos seria o ideal, ou quando vai a algum local, por exemplo, às compras, deixe o carro mais distante da porta, use as escadas em vez do elevador, entre muitos outros pequenos pormenores que podem melhorar a sua condição física. Mantenha-se ativo e disponível mesmo para as mais pequenas tarefas e verá melhorias em pouco tempo. Uma ida ao banco do jardim ou pôr os pés na areia da praia, mesmo que seja só contemplativo e por pouco tempo terá um efeito muito benéfico em termos da sua qualidade de vida. Tire um tempo para si diariamente.

Se é um cantor profissional, pode considerar-se um atleta de alta competição, no sentido que necessita tanto ou mais de uma boa forma física para poder manter uma boa voz. Para mim, é difícil dissociar a voz do corpo, no sentido que tudo está interligado e temos de ter em atenção constante, este fator extremamente importante.​ No próximo post falarei mais em pormenor sobre esta questão com algumas propostas de exercícios.

Muitas vezes o cansaço instala-se no sofá, mas se aos poucos substituir o sofá por outras atividades ou pequenas tarefas, verá que se vai sentir muito melhor com o seu corpo, a sua mente… e a sua voz. Portanto, mexa-se.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page