top of page

Voz e Meditação: O Segredo para muitos Cantores e Oradores

  • 1 de jun.
  • 2 min de leitura



Voz e meditação

Seja a cantar ou a falar em público, provavelmente já sentiste que a tua voz é mais do que apenas som. É expressão, emoção, presença, corpo e alma, mas já pensaste em como a meditação pode transformar a tua relação com a tua voz?

Meditar não é só sentar-se com as pernas cruzadas e tentar "não pensar em nada". Na verdade, meditar é mais sobre estar presente, observar o corpo e a mente sem julgamento.


O Corpo que Fala

A voz não nasce só nas cordas vocais — ela passa, vibra e ressoa  pelo corpo todo. Nota como a tensão nos ombros pode afectar a tua respiração. No caso da mandíbula presa reflecte-se directamente na articulação clara. E se estás constantemente em modo “stress”, o teu corpo entra em modo de sobrevivência, e a voz... bem, a voz sofre.

A meditação ajuda a relaxar o sistema nervoso, reduz o cortisol (aquela hormona chata do stress) e, aos poucos, o corpo começa a libertar tensões acumuladas. Como resultado uma voz mais livre, mais natural, mais tua e mais presente.

São estes pormenores que tento dar a conhecer nas minhas aulas de canto ou voz


Respiração: a sua importância na Voz

Tanto para cantar como para falar bem, a respiração é fundamental. Uma respiração superficial não dá suficiente para dar suporte vocal e ainda te deixa mais ansioso. É muito fácil deparar-me com esta situação nas aulas de canto ou de voz com alunos inexperientes. Com a meditação, especialmente aquelas práticas com foco na respiração (como o mindfulness ou a respiração consciente), ensina-nos a respirar fundo, com profundidade e consciência, momento a momento e isso melhora o apoio vocal e dá mais controlo na hora de usarmos a nossa voz 



Aulas de canto e meditação


A Presença

Já estiveste a cantar ou a discursar e sentiste que não estavas “ali”? Mesmo durante uma aula de canto a podes sentir a mente muito acelerada, a preocupar-se com a próxima nota ou frase? É normal, mas é pouco eficaz. A meditação treina a atenção plena: estar onde se está, viver o momento e sentir as sensações sentidas. Com prática, isto reflete-se em atuações mais autênticas, mais conectadas — e o público sente isso.


Cuidar da Voz é Cuidarmos de nós

Muitas vezes tratamos a voz só como uma ferramenta de trabalho, mas esquecemo-nos de que ela está ligada à nossa identidade ao nosso ser, a nossa vivência e à nossa história. A meditação convida-nos a escutar o corpo, a mente e, por extensão, a nossa própria voz. Não só a física, mas também a interna. O que quero comunicar? Estou alinhado com o que digo ou canto? É um exercício de autenticidade.



Aulas de voz e meditação


Então, por onde começar?

Não precisas de passar horas em silêncio. Começa com 5 minutos por dia. Fecha os olhos, respira fundo, observa como te sentes. Há inúmeras hipóteses disponíveis na internet que te podem dar apoio e guiar-te, praticares em grupo ou simplesmente o teu silêncio. O importante é a prática regular, de forma a poderes integrar as meditações no teu dia-a-dia.


Irei trazer algumas meditações guiadas especificas para a voz que tenho vindo a desenvolver ao longo dos tempos... para breve..


A tua voz merece esse cuidado. E tu também.


Saudações vocais,


João Charepe

Comments


Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Telefone João Charepe

Telemóvel

+351 962 862 500
 

 vocaloide email
  • Facebook

Facebook

facebook.com/outroladodavoz

© 2013 by Vocaloide. All rights reserved

bottom of page