A voz e as hormonas
As glândulas reprodutoras têm uma especial influencia no processo de fonação. A partir do 4º, 5º mês de gestação é a altura em que se formam os orgãos reprodutores e a laringe.
![](https://static.wixstatic.com/media/nsplsh_74705f614c6b306e674d45~mv2_d_5760_3840_s_4_2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/nsplsh_74705f614c6b306e674d45~mv2_d_5760_3840_s_4_2.jpg)
Durante a puberdade a mudança vocal operada nos homens dá-se de forma mais evidente e tardia do que nas mulheres. Durante a adolescência podem ocorrer mudanças tardias ou incompletas, sobretudo quando existe um desequilíbrio físico-emocional. Em pequenos cantores pode observar-se dificuldade na mudança da voz de cabeça para a voz de peito, noutros casos, de jovens adultos, pode permanecer uma certa imaturidade vocal, ainda ligada à fase infantil e a sua dificuldade em cantar e identificar-se vocalmente
É durante a fase de passagem da adolescência para idade adulta que se operam grandes alterações a nível da mucosa, das pregas vocais e das cartilagens do aparelho vocal, o que se reflecte numa alteração de frequência em cerca de uma oitava da nota fundamental nos homens e cerca de uma terceira nas mulheres. É durante esta fase que muitas vezes sou consultado para dar orientação vocal tanto na voz como com aulas de canto
Nas mulheres a grande mudança vocal dá-se na menopausa.
Existe uma ligação directa do funcionamento das glândulas sexuais e o desenvolvimento da laringe e das cordas vocais.
Quando pára o crescimento sexual, o desenvolvimento do aparelho vocal cessa, mas não é por esta razão que deve parar de cantar, antes pelo contrário, mantenha a sua actividade vocal quer seja uma curiosa, amadora ou profissional, mas respeite sempre as informações que o seu corpo lhe dá.
Continuarei a escrever um pouco mais sobre esta questão no próximo post... esteja atento(a)
Até breve
João Charepe
Comentários