top of page

5 dicas para uma boa saúde vocal

Como manter a sua voz em boa forma? 5 segredos para que a sua voz possa estar sempre preparada para qualquer desafio do seu dia-a-dia tanto para cantar como para falar.




Dicas para manter a sua voz em boa qualidade a cantar ou a falar
Prática vocal diária em canto ou discurso

Manutenção vocal e aquecimento vocal, não são o mesmo.

Existem determinadas práticas que nos ajudam e em muito a manter a nossa sanidade vocal. Já o aquecimento vocal, tanto para cantar com o para falar requer cuidados vocais direcionados e específicos para a função vocal em causa.

Ao longo do meu percurso profissional deparei-me muitas vezes com esta questão, e fiquei sempre com a sensação que se não fizesse aquecimentos vocais todos os dias não teria os resultados esperados para os desafio com que me deparava.

Deparo-me muitas vezes com alunos ou colegas que exercem práticas vocais exaustivas sem mais qualquer outro tipo de cuidados, e que resultam num cansaço vocal extremo. Por outro lado, outros que nada fazem a não ser usar a sua voz para o trabalho pretendido sem qualquer tipo de preparação ou manutenção, reflectindo-se por vezes em patologias vocais mais ou menos complexas.

Existem outro tipo de práticas que em muito nos ajudam a manter a nossa voz e aqui vos deixo 5 das minhas principais práticas diárias que em muito contribuem para a qualidade da minha voz




Dica n.º 1 - O contacto com a natureza


Eu tenho a felicidade de viver perto da praia e da mata do estádio nacional e são locais que visito diariamente

O contacto com a natureza e o exercício físico, purifica e refresca o nosso organismo, mantém o nosso equilíbrio fisico e emocional e é uma boa fonte de inspiração criativa e vocal.


Dica n.º 2 - Beba água


A hidratação é fundamental para o nosso organismo e para a nossa voz.

Para além da água que devemos ir bebendo ao longo do dia, que podemos também alternar com sumos ou infusões, existem alimentos que nos hidratam, como as verduras e as frutas, Já os alimentos de difícil digestão ou extremamente condimentados, devemos evitar ao máximo, assim como o álcool, os refrigerantes e bebidas com cafeína, pois essas não só não nos ajudam como nos prejudicam, pois desidratam muito o nosso organismo e em tudo se reflecte na nossa sanidade e desempenho vocal



"O corpo humano depende da água para sobreviver. Todas as células, tecidos e órgãos do corpo precisam de água para funcionar corretamente. O corpo utiliza a água para manter a sua temperatura, remover resíduos e lubrificar as articulações"

Associação Portuguesa dos Nutricionistas



Dica n.º 3 - Descanso


Durante muitos anos tive uma vida noturna intensa devido aos concertos, espectáculos, actuações e ensaios. Por vezes sentia uma fadiga extrema e que se reflectia directamente na minha voz. Hoje tenho uma vida noturna mais moderada, até porque a idade é outra e mesmo quando sinto cansaço ao logo do meu dia de trabalho ou antes das actuações uma boa sesta ou mesmo que seja pequena, mas num ambiente tranquilo, resolve bem a questão. As horas de sono e os seus respectivos horários, são essenciais para reequilibrar-nos.



Dica n.º 4 - Lazer

As actividades de lazer ajudam-me muito a descontrair e a dar atenção a outros factores que também são muito importantes para a vida, como um bom concerto, um mergulho no mar, um passeio, estar com a família e amigos.

A leitura e um bom livro são sempre bons companheiros nas pausas, uma ida ao cinema ou ao teatro, fazem também parte dos meus momentos de pausa, ou então como dizem os italianos " Dolce far niente"



Dica n.º 5 - Exercite a sua voz


Existem inúmeras práticas para exercitar a sua voz, desde cantarolar, leituras em voz alta, recitar um poema ou prosa.

As brincadeiras sonoras e vocais com crianças (elas adoram) ou mesmo com adultos, imitar os sons que nos rodeiam, enfim uma imensidão de pequenas brincadeiras que de forma descontraída, nos mantém activos vocalmente e sem grandes desafios ou preocupações.


Em conclusão

A nossa voz não depende só de exercícios vocais. Existem toda uma série de práticas que em muito nos podem ajudar a manter a nossa sanidade vocal de forma integral.

Caso apresente sinais de fadiga vocal, não existe em consultar-me.

Siga o meu blog, pois estará sempre actualizado com novos artigos


Saudações vocais,


Joao Charepe




Komentarze


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page