Aquecimento Vocal

Considero o aquecimento vocal extremamente importante e por vezes fundamental para que possamos ter uma performance vocal optimizada.

Durante anos, cada professor com que estudei dava-me um aquecimento vocal diferente, sem nunca chegar a uma conclusão especifica e clara de quais eram as suas intenções, apenas constatava que após os exercícios propostos a minha voz estava num nível óptimo para cantar.

Até aqui tudo bem...

Mas as questões surgiam;

Como posso aquecer a minha voz quando estou sozinho ?

Para cantar ou falar em público faço o mesmo tipo de aquecimento? E se a minha voz não estiver tão bem naquele dia?

Com o passar dos anos e com a experiência de palco, cada vez direcionei mais o meu aquecimento para as necessidades com que me deparava e sempre com melhores resultados.


Começo o meu aquecimento vocal com uma avaliação geral de como a minha voz está naquele momento e quais são as minhas necessidades, a partir daí, tudo fica mais fácil.

São inúmeros os exercícios que podemos fazer, mas começo sempre com os mais básico e suaves de modo a poder fazer a avaliação.


Se sinto dificuldades em termos gerais, faço um aquecimento mais longo com pausas e respeitando a evolução e os sinais físicos mais evidentes.

Em termos práticos, se tenho um evento à noite, por vezes chego a fazer 2 ou 3 aquecimentos ao longo do dia, um de manhã, outro à tarde e um mais pequeno à noite.


Se as exigências forem elevadas, tenho que garantir que estou o mais bem preparado possível em termos técnicos e de conteúdo .

Outros factores como o estado emocional, a condição física e nutricional, em tudo contribuem para a nossa performance.

Poupe os esforços, mantenha-se focado e verá que os resultados serão de longe melhores.


Em breve irei publicar alguns exercícios para que possam praticar


Saudações vocais,

João Charepe





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square